11 profissões para quem sabe dirigir

 

Carteira de habilitação aumenta a liberdade de ir e vir, é uma necessidade e desejo para a maioria das pessoas. Mais do que isso, saber dirigir pode ser pré-requisito para quem está em busca de um trabalho e até a atividade profissional principal, o que é uma ótima notícia para quem adora dirigir, pegar a estrada.  Neste artigo, a Coimbra mostra 11 profissões para motoristas, que podem ser opção para quem gosta de estar na direção.

Mototaxista e motoboy

Em Divinópolis, a demanda é grande, tanto para quem quer se deslocar de moto quanto para quem precisa que uma encomenda seja buscada. As atividades podem ser exercidas separadamente, porém, normalmente mototaxistas também realizam frete.

Para se tornar um motoboy ou um mototaxista é preciso seguir as regras da Secretaria de Trânsito e Transportes(Settrans), observar a abertura dos editais para concorrer a uma das 150 vagas disponibilizadas na cidade, que têm como exigência:

  • Ter carteira A a pelo menos 2 anos
  • Idade mínima de 21 anos
  • Curso de capacitação (o de motofretista é diferente do de mototaxista)
  • Baú ou grelha para fazer transporte de objetos
  • Entregadores de gás e água só podem fazer o transporte em reboques
  • Fazer curso de capacitação
  • Usar equipamentos como coletes e capacetes com faixas refletoras, além de protetores nos joelhos e pernas
  • Fazer inspeção a cada seis meses na motocicletamotoboy - uma das profissões para motociclistas

Para saber quais são os pré-requisitos para tirar a carteira A, leia este artigo.

Motorista de ônibus, micro-ônibus ou van

Ter a habilitação na categoria D credencia o motorista a trabalhar em uma empresa de transporte de passageiros seja dentro da própria cidade, entre municípios ou até de um estado para outro. O motorista da categoria D ainda pode conduzir vans e micro-ônibus.

Ou seja, as possibilidades são muitas. É possível trabalhar com transporte escolar ou ainda fazer pequenas viagens, como a shows ou até para outras cidades em excursões. Nestes casos é preciso que o motorista passe pelo curso de transporte escolar ou coletivo, depende da escolha que fizer. 

motorista-de-onibus-uma-das-profissoes-para-motoristas

Taxista

Cada cidade tem legislação própria para atuação dos taxistas. Em praticamente todas, incluindo Divinópolis, é preciso ter concessão da prefeitura. Para isso, é necessário ficar atento à abertura dos editais. A profissão de taxista é regulamentada nacionalmente, o que garante vários direitos como aposentadoria. De forma geral, para trabalhar com táxi em todo Brasil é preciso:

  • Ter carteira da categoria B, C ou E
  • Inspecionar o veículo de seis em seis meses
  • Passar por cursos de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos
  • Ter veículo licenciado
  • Cumprir regras específicas do municípiotaxista-uma-das-profissoes-para-motoristas

Trator, veículos destinados à agricultura e terraplanagem

Ao volante, as oportunidades são muitas, no campo e na cidade, há profissões para motoristas em qualquer lugar. Nas fazendas, sempre é necessário alguém que tenha habilitação para dirigir trator e vários outros. Nas cidades, veículos de terraplanagem e vários outros também são bem utilizados, especialmente em obras. A habilitação para dirigir estes tipos de veículos é a C (saiba quais os pré-requisitos para tirar CNH nesta categoria), D ou E.  

tratorista-uma-das-profissoes-para-quem-e-motorista

Motorista de caminhão

Uma das profissões para motoristas é o sonho de muita criança – viver  na boleia de um caminhão. Quando cresce, descobre que é um sonho que exige qualificação, já que ser um motorista de caminhão exige ser portador de CNH B por 1 ano para se habilitar na categoria C, que dá direito a dirigir caminhões.

Outra possibilidade é migrar da C para D depois de um ano, é preciso ter mais de 21 anos, para aumentar o leque de possibilidades na profissão. Também é possível dirigir caminhões com a carteira E, para tirá-la é necessário ser habilitado um ano na categoria C ou D e ter mais de 21 anos.  

como ser um motorista de caminhão

Motorista de carreta

A carreta aumenta a possibilidade de atuação do motorista para quem ganha o pão na estrada. O caminho para chegar à categoria E é mais longo, porém faz do condutor um motorista completo, com um currículo impecável. São pré-requisitos para tirar a carteira E:

  • Ter pelo menos 21 anos
  • Ser portador de carteira da categoria D. Para isso é preciso ter sido habilitado na C por pelo menos um ano e antes na categoria B por dois

Assim, leva-se cerca de três anos para se conseguir obter a carteira da categoria, mas para quem gosta de dirigir ou considera o caminhão um bom trabalho vale a pena.

carreta na estrada

Motorista de Uber

Esta é uma das profissões para motorista mais recentes para quem quer ganhar a vida ao volante. Nas grandes cidades, o aplicativo Uber já é bem popular. Para quem quer se candidatar a ser um motorista particular nesta nova modalidade de transporte, é preciso fazer um cadastro na plataforma e ficar atento a legislação específica do município.

Depois de aprovado o motorista ganha um seguro para ele e passageiros, conta também com suporte em caso de incidentes 24 horas por dia e tem depositados os ganhos semanalmente, é descontada uma pequena taxa que o Uber utiliza para manutenção.

como-ser-motorista-de-uber

E aí, qual das profissões para motoristas lhe agrada mais?

Depois de escolher é só vir até a Auto Escola Coimbra dar o primeiro passo para trabalhar ao volante: tirar a CNH na categoria que for necessária. Em Divinópolis, a Coimbra é a única que oferece todas preparação para todas as categorias e sempre com os melhores pacotes.

About Auto Escola Coimbra

Deixe uma resposta